A UPIR – Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate, associação sem fins lucrativos, surgiu no ano de 2022 na cidade da Guarda, e intervém no âmbito da Proteção Civil, como entidade com dever de cooperação com esta, em articulação com as demais entidades referidas na segunda alteração à Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, que aprova a Lei de Bases da Proteção Civil.
A UPIR é composta por uma equipa multidisciplinar de voluntários de proteção civil, nos quais se incluem Psicólogos, Enfermeiros, Veterinários e Bombeiros.
É vocacionada para busca e salvamento, apoio às populações quando afetadas por catástrofe naturais ou outras situações de exceção, bem como para apoio geral na proteção de pessoas e bens no que às operações de proteção e socorro é respeitante.
Nesta organização, procuramos também contribuir para a capacitação dos cidadãos para a autoproteção, sobrevivência e resiliência face a fenóm
Representa a união dos elementos e a plenitude do ser completo.
Simboliza estabilidade e perfeição.
Para além de ser inspiradora, simboliza o resgate e salvamento.
É uma imagem que representa a missão de busca e salvamento de pessoas e animais desaparecidos.
Simboliza as 6 principais tarefas executadas pelos socorristas, nomeadamente a Detecção, Alerta, Pré-Socorro, Socorro no Local do Acidente, Cuidados no Transporte e Transferência para os Cuidados Definitivos.
Homenagem ao “BUBBA”, um dos cães resgatados por nós em Gonçalo nos incêndios da Serra da Estrela em 15 de Agosto de 2022.
Face aos graves ferimentos ele não sobreviveu, mas que agora se imortaliza como memória no símbolo da UPIR.